fbpx

O que é Marketing Digital?

By 16 de janeiro de 2019Marketing Digital

Assim como tudo no mundo, o marketing também evoluiu com o passar do tempo. Desde o boca-a-boca, passando por panfletos e outdoors, as estratégias de vendas foram mudando de acordo com o avanço da tecnologia. Eis que surgiu o Marketing Digital.

Mas o que é Marketing Digital?
É um conjunto de ações utilizadas por empresas ou pessoas para divulgar seus produtos, aumentar suas vendas, conquistar novos clientes e tornar sua marca conhecida, tudo através de meios digitais. O Marketing Digital visa promover produtos ou serviços eletronicamente para chegar até o consumidor de forma mais rápida, relevante, eficiente e personalizada.

Quais são as vantagens do Marketing Digital?

Atualmente, a internet é considerada a maior fonte de informação no mundo – rápida, dinâmica e de fácil acesso, cada vez mais pessoas vem se conectando. Hoje, grande parte das compras é finalizada, ou pelo menos começa, pela internet; é como ter uma loja inteira na palma da mão e poder comprar os produtos que você quer com apenas um clique, sem precisar gastar tempo saindo de casa para fazer suas compras.

A praticidade da internet vem com diversas vantagens:

  • Atinge mais pessoas – No âmbito digital, não existe um limite para o alcance da sua campanha. Qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode acessar o seu site e ver o seu produto, o que aumenta muito mais a sua rede de possíveis clientes.
  • Interatividade – Um dos fatores mais importantes de um negócio de sucesso é conhecer o seu público, e com a internet isso se tornou ainda mais fácil. Através da web é possível se comunicar e estabelecer um relacionamento mais informal com o consumidor, o que vai ajudar a melhorar a sua estratégia e corrigir possíveis erros, tornando suas campanhas cada vez mais eficientes.
  • Tudo pode ser medido – Quer saber quantas visitas o seu site teve na última semana? Quantas pessoas clicaram no seu anúncio? Qual o tempo médio que uma pessoa passa no seu blog? Tudo isso e muito mais pode ser medido e analisado na internet. Essa é uma das maiores vantagens do Marketing Digital.
  • Resultados em tempo real – Você não precisa mais esperar para saber como sua campanha está se saindo. Como tudo pode ser medido e monitorado, você pode saber na hora o que está ou não funcionando e fazer as mudanças necessárias quantas vezes for preciso, mantendo-se sempre atualizado e economizando tempo e dinheiro.
  • Campanhas mais eficientes – Outra grande vantagem da internet é que é possível procurar por certos dados e direcionar sua campanha diretamente para o seu público-alvo. Desta forma, você divulga o seu produto diretamente para quem você quer vender, economizando tempo e dinheiro e aumentando suas chances de fechar negócio.

Quais são as ferramentas do Marketing Digital?

O Marketing Digital, como qualquer outro tipo de marketing, se dispõe de diversas ferramentas para atingir as metas da sua campanha de forma mais eficiente.

Algumas destas ferramentas são:

  • SEO – O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta bastante comum no âmbito do Marketing Digital. O objetivo do SEO é melhorar a sua posição nos resultados de sites de busca, como o Google ou o Bing. Esta ferramenta ajuda a formatar e otimizar o conteúdo do seu site, seja criando conteúdos de qualidade ou melhorando o layout do seu site para que ele carregue mais rápido e possa ser visualizado em smartphones e tablets.
  • Ads e PPC (Pay Per Click) – Estas são ferramentas pagas que promovem o conteúdo do usuário se baseando em palavras-chave ou dados relacionados ao seu público-alvo. Algumas delas são o Goodle AdWords, o Facebook Ads e o Twitter Ads.
  • E-Mail – Não acredite se alguém disser que ninguém mais usa e-mail. O e-mail continua sendo um ótimo canal de marketing, principalmente porque o usuário faz a escolha de receber ou não o seu conteúdo.
  • Redes socias – Além de possibilitar um maior alcance, as redes sociais também ajudam na hora de você se relacionar com o seu público em um ambiente mais informal. Isso ajuda muito na hora de tornar a sua marca mais conhecida e a melhorar a sua estratégia de marketing.
  • E muito mais – As ferramentas usadas pelo Marketing Digital estão sempre mudando e em constante evolução. Tente se manter sempre informado e em dia com as novas tecnologias, para garantir sempre uma vantagem sobre a concorrência.

Esta modalidade de marketing vem crescendo cada vez mais, e levar a sua empresa para o mundo digital só vai trazer benefícios. O Marketing Digital engloba uma série de atividades que aumentam suas vendas e conquistam mais clientes para o seu negócio, e na era digital, não se adaptar ao mercado virtual pode trazer prejuízos maiores do que você imagina.